Projeçom do documentário: Porta para o exterior

23 de Outubro de 2017

docuPorta para o exterior foi lançado no passado mês de fevereiro, no dia Internacional da Língua Materna, para dar a conhecer, sem intermediários, quais som as razons das pessoas afirmarem que galego e portugês som variedades do mesmo idioma e quais som as suas propostas de futuro para que os/as falantes da língua ao norte do Minho se empoderem mais ainda, agora que os dados do IGE falam de que apenas 13% das crianças galegas menores de 14 anos tem como língua diária a que tinha sido maioritária em geraçons anteriores.

O documentário foi apresentado com um grande êxito recentemente no Congresso Europeu “New speakers for multilingual Europe” na Faculdade de Letras de Coimbra. Foi projetado no passado Encontro da Cultura Galega em Bruxelas, assi como na Universidade do País Basco e nas diferentes universidades galegas.

Agora, com um percurso de êxito reconhecido será projetado no C.S. O Pichel. Contaremos com a presença das autoras para um posterior colóquio, o que nos permitirá conhecer de primeira mao os pormenores do documentário.

Equipa técnica

Direcçom e roteiro: Sabela Fernández e José Ramom Pichel

Ediçom e montagem: Axóuxere

Voz em off: Sara Mejuto Seoane