O sábado 17 de dezembro, às 20h30, no Pichel, Quico Martínez López, o derradeiro guerrilheiro anti-franquista vivo, apresentará o seu novo livro ‘Caminos de resistencia’ (El Boletín Ediciones, 2022). Estará acompanhado de Andreu García Ribera, presidente da Asociación Archivo, Guerra y Exilio do País Valencià e prologuista do livro. Um ato organizado pola comissão de História da Gentalha do Pichel em colaboração com a Cátedra de Memória Histórica da Universidade da Corunha e o Instituto Galego de História (IGALHIS).

Neste livro Quico, conta as suas motivações e experiência na guerrilha anti-franquista como membro da Federación de Guerrillas León-Galicia. Uma história com nomes e apelidos que não aparecem nos livros de história, nem nos documentos da época. Um relato da luta armada contra a ditadura e também dos conflitos internos do próprio Partido Comunista Espanhol, onde a maioria destas guerrilheiras militavam.

O livro também conta o fim da guerrilha, o posterior exílio à Franza, as esperanças e deceções da Transição espanhola, o trabalho por manter a memória histórica das mortas e as vivas, as suas conclusões sobre a vida e o compromisso político depois de todos estes anos. Sem dúvida, um documento imprescindível.

No mesmo ato, a comissão de História apresenta no bar a exposição de capas de livros ‘Resistência armada (1936-1940). 10 dicas bibliográficas para saber mais’, uma seleção dos muitos títulos publicados sobre o “fenómeno da resistência armada” a fim entendermos melhor o fascismo combatido mas não derrotado.

One thought on “Apressentaçom do livro ‘Caminos de resistencia’

Comments are closed.